sexta-feira, novembro 18, 2011


Caips.. Caipirinha

4
Final de semana chegando, resolvi compartilhar com vocês a história da tradicional bebida preparada com limão, cachaça, gelo e açúcar, símbolo da cultura brasileira no mundo, a famosa CAIPIRINHA!
Segundo informações, a caipirinha teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola – e que, hoje, ainda é usado para espantar pequenos resfriados. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para reduzir a acidez do limão. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça). Quem teve essa sensacional ideia, está de parabéns, pois hoje, temos umas das bebidas mais gostosas aqui bem pertinho de todos nós.. Sem contar que temos muitas "invenções" com a bebida, diversas frutas, mistura com picolé, mate e diversos tipos diferentes de cachaça.. Separei algumas receitas para servirem de inspiração para o final de semana de vocês. Hmmmmmmmmmmm, delícia.. Aproveitem!

Caipilé

Ingredientes:
50ml de vodka
1 e 1/2 kiwi
Açúcar ou adoçante a gosto
1 picolé de kiwi
4 pedrinhas de gelo moído

Modo de fazer:
Descascar o kiwi (não cortar em cubinhos), acerar levemente para soltar o miolo, acrescentar o açúcar, a vodka, o gelo e mexer. Terminar o drinque com o picolé, que, aos poucos, irá se dissolver e deixar um suave sabor azedinho.
Caipi-mate

Ingredientes:
60 ml de cachaça com infusão de erva mate 20 ml de xarope de açúcar 50 ml de maracujá ½ limão-taiti gelo Infusão de mate 1. Com um coador fino, coe 500 ml de cachaça em 50 g de erva-mate. Reserve a mistura. Xarope de açúcar. Dilua 1 kg de açúcar em ½ litro de água fervendo. Reserve o xarope resfriado.

Modo de fazer:
Em uma coqueteleira, coloque ½ limão-taiti fatiado, o maracujá e o xarope de açúcar e macere. Acrescente a cachaça com infusão de erva-mate e algumas pedras de gelo em cubo. Bata vigorosamente até resfriar o coquetel. Em um copo longo com gelo quebrado, coloque a coagem fina da bebida. Decore com folhas de erva-mate fresca.
Imagens: Minha caipirinha de Kiwi e Reprodução

Beijocas, Gabi.

4 comentários:

Josiana Leite disse...

Que delicia to precisando de uma dessas ótima pedida, bom final de semana.

Unknown disse...

Morria e não sabia disso..que legal!
Quer dizer que a gente pode beber que ainda ajuda a curar gripe..rs
Curti!
bjs
Liz

descedoponei.blogspot.com

Mari disse...

Não sou muito chegada a bebida alcoólicas mais adoreis essas receitinhas rs
bom final de semana

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Fernanda Rosa disse...

Aiii que sacanagem!!
Eu aqui pobre mortal morrendo de sede no trabalho!!
Um dia desses vou experimentar areceita e conto pra vcs.
Beijosss

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui e se você preferir uma resposta por e-mail é só deixar seu contato, ou então nos mande direto para oficinachic@hotmail.com :)

Beijos, e volte sempre!